Blog criado pelas alunas: Alvienes e Koltz
T:604
Finalidade: publicar conteúdos da disciplina de ciências naturais, do sexto ano, CMPA.
Assunto: Método Científico
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Método
científico
Método palavra do grego antigo méthodosde metá “relativo a busca”para alcançar um fim mais hodós “Estrada caminho”, literalmente o caminho a seguir para chegar ao fim para se alcançar o objetivo.
O método é basicamente um conjunto de procedimentos que direcionam uma investigação científica a fim de obter os resultados que melhor descrevem a natureza, ou realidade do mundo natural que descreve melhor um fenômeno.
O método científico funciona como um manual que guia a pesquisa científica.
Ou seja, ele determina um conjunto de passos ou um caminho que deverão
ser seguidos até que os objetivos da pesquisa sejam atingidos.
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentada na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis. O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que passam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Fenômeno
Palavra fenômeno é tudo que parece, ou acontece, ou que pode ser medido ou verificado.
É um fato, um evento, um acontecimento.Um fato ou ocorrência cuja causa ou explicação está em questão.
O método científico busca o conhecimento da natureza e do universo. Natureza mais universo é cosmo, isto é, a totalidade do que existe.
Características da ciência
1) Éuma atividade eminentemente humana
Atividade humana que constitui-se numa prática racional, rigorosa, sustentada pela experimentação e pela evidência.
2) ÉBaseada em evidências
Evidência é a qualidade ou caráter do que é evidente, do que não dá margem à dúvida.
Na epistemologia, evidência é
o que justifica a crença ou o que torna racional adotar uma atitude
particular. Por exemplo, uma experiência perceptiva de uma árvore pode
servir como evidência que justifica a crença de que há (existe) uma
árvore.
Epistemologia do
grego ἐπιστήμη, episteme: conhecimento certo, ciência; λόγος, logos:
discurso, estudo, em sentido estrito, refere-se ao ramo da filosofia que
se ocupa do conhecimento científico; é o estudo crítico dos princípios,
das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade
de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância
objetiva. Em uma recepção mais restrita, a epistemologia pode ser
identificada com a filosofia da ciência.
3) É baseada num método
Do grego antigo μέθοδος, métodos, formado por μετά, μέt-, metá, met-, depois ou que segue + οδός, hodós, caminho : seguir um caminho, para chegar a um fim; literalmente; um caminhoobjetivo.
4) Éum modo de conhecer o mundo
É um modo para se chegar a um fim, um modo de ver o mundo fundamentado em um método, na observação criteriosa, na experimentação em evidências, e na produção de teorias e leis, que regem os fenômenos. É um modo de explicar o mundo fundamentado no método científico, na lógica e na matemática.
5) Éumaconstrução humana
É uma construção humana colaborativa e cooperativa que busca solucionar uma dúvida ou resolver um problema e
assim prover uma visão de mundo e do universo baseado na lógica e na
matemática. É um esforço coletivo e cooperativo a fim de descobrir como a
natureza e o universo funcionam.
6) Éobjetiva
A ciência é um empreendimento que pressupõe objetividade, ou seja, busca ser imparcial, com a mínima influencia dos interesses pessoais, com uma linguagem clara, rigorosa e precisa tentando evitar ambiguidades.
7) Éverificável
Todas as teorias científicas são postas a prova.
E as teorias que não resistem a verificação são descartadas. Isto é,
apenas faz parte do contexto de ciência aquilo que pode ser verificado
ou testado.
8) Écontrolada
Todos os elementos das ciências devem ser controlados para possibilitar sua verificação e reprodução.
9) Élógica
A ciência é um conhecimento baseado na lógica, e não aceita contradição.
10) Éreproduzível
Todo experimento científico deve ser reproduzido em qualquer lugar do planeta e gerar os mesmos resultados.
11) Ésistemática
A
ciência se utiliza da experimentação para verificar a veracidade ou a
falsidade de um conhecimento ou proposição, i.e., é logicamente
construída sob um sistema de ideias e procedimentos.
12) É racional
A ciência obtém seus resultados por meio da razão, livre do viés do pesquisador.
13) Éempírica
Com
base em experimentações, a ciência verifica a veracidade ou a falsidade
de certo conhecimento. A ciência se utiliza da experimentação para
verificar a veracidade ou a falsidade de um conhecimento ou uma
proposição.
Etapas do Método Científico
Fonte: Quero bolsa
Observação
Na
primeira etapa, a observação acontece a partir da escolha de um
fenômeno ou objeto de estudo que seja possível de investigação, e
dependendo do caso com o auxílio de equipamentos específicos. Se o nosso
objeto de estudo é uma célula, por exemplo devemos utilizar um
microscópio; para observar um planeta ou estrela usamos um telescópio.
Podemos considerar então que qualquer informação que chega até nós por
meio dos sentidos é parte da observação. Quanto mais precisa e cuidadosa
for a observação, mais o pesquisador irá conhecer sobre o que está
investigando.
Questionamento
Após a observação, seguimos para a próxima etapa onde os questionamentos podem
ser formulados mediante a caracterização do objeto de estudo. É a
caracterização que permite ao pesquisador conhecer o comportamento do
fenômeno e porquê ele ocorre, além de fazer as medidas necessárias e
quantificar o fenômeno observável.
Hipótese
A
constituição de hipóteses é fundamental para a elaboração do
conhecimento científico, e isto inclui o caso de todas as ciências: das
ciências humanas como a Sociologia, Antropologia, História, Geografia,
Psicologia, Educação, Letras, e das ciências exatas como a Física,
Matemática, Química, Engenharia, ciências naturais, como a Geologia,
Biologia, Astronomia, Astrofísica, entre outras.
Os questionamentos devem ser então solucionados ou explicados pelas hipóteses.
É neste momento que o pesquisador formula as respostas iniciais para os
questionamentos utilizando-se unicamente das observações feitas na
primeira etapa. Estas hipóteses, além do mais, devem ser possível de
teste.
É
um conjunto estruturado de argumentos e explicações que possivelmente
justificam dados e informações, mas, que ainda não foram confirmados por
observação ou experimentação.
É a afirmação positiva, negativa ou condicional (ainda não testada) sobre determinado problema ou fenômeno.
•
Hipóteses são afirmações provisórias, enunciadas de forma curta e
objetiva, que orientam a coleta de dados buscando nexo causal entre
fenômenos.
• Uma hipótese é uma suposição que será verificada para ser ou não demonstrada.
• “São nossas representações confrontadas com a realidade” (Blumer, apud H. Becker).
• Hipóteses são afirmações simples, de uma única oração; são assertivas, ainda que expressas por uma negação (Herculano, 2014).
Para planejar e realizar um experimento usando o método científico, você precisa ter certeza de que sua hipótese é testável. Para ser considerado testável, alguns critérios essenciais devem ser atendidos:
1) Deve existir a possibilidade de provar que a hipótese é verdadeira.
2) Deve existir a possibilidade de provar que a hipótese é falsa.
3) Os resultados da hipótese devem ser reproduzíveis e verificáveis.
As hipóteses possuem características como:
1) Ter enunciado, ser uma sentença declarativa;
Ex.:
A água pura ao nível do mar ferve a 100 ºC;
Todo corpo material produz sombra;
Todas as fêmeas de borboletas são menores do que os machos da mesma espécie;
Todo número ímpar deixa resto 1 na divisão por dois;
A soma dos 3 primeiros números ímpares é igual a 3 ao quadrado
2) Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros);
3) Ser testável, passível de (comprovação), por processos de
observação e/ou experimentação.
Sem
esses critérios, a hipótese e os resultados serão ambíguos. Como
resultado, o experimento não provará ou refutará nada significativo.
Experimento
A experimentação é
considerada a etapa mais importante do método científico e é
possivelmente a etapa que diferencia a Ciência das demais atividades
humanas. É nesta etapa que as hipóteses propostas anteriormente serão
testadas e validadas. A experimentação foi introduzida com o intuito de
“confirmar” a hipótese, pois a partir dela que é decidido se a
explicação desenvolvida na etapa anterior era realmente confiável ou
deveria ser descartada ou melhor elaborada.
Verificação
A próxima etapa é a verificação.
Nesta etapa o experimento que foi feito uma única vez deve ser refeito
outras vezes e nas mesmas condições na qual o primeiro foi realizado a
fim de obter o mesmo resultado (quanto maior o número de verificações,
mais seguros estaremos de que que a explicação é válida. A função da
verificação).
Previsão
Na
última etapa, a previsão, as hipóteses testadas devem contemplar a
característica atemporal, ou seja, qualquer outro cientista deverá ser
capaz de realizar esse experimento a fim de testar se essas hipóteses
podem explicar o fenômeno para qualquer época e em qualquer lugar.
Conclusão
Após
terem sido concluídas todas as etapas, os conhecimentos obtidos deixam
de ser apenas explicações provisórias ou hipóteses e se tornam o que
chamamos de Teoria Científica. Em seguida, o resultado que foi obtido
deve ser divulgado para a comunidade científica, seja por meio de
revistas ou artigos científicos.
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